Monochrome World

Entrevista V-ROCK FESTIVAL

1 comentário

 

O site musicJapanplus traduziu algumas partes da entrevista dada pela Arika-sama para o V-ROCK FESTIVAL. Nesta entrevista, Arika-sama fala sobre como ALI PROJECT começou, a maneira de como ela escreve as canções e algumas coisas mais~~

Confira!

—-

ALI PROJECT, famosamente conhecido com 「コッペリアの柩 / Kopperia no Hitsugi」( uma música de abertura tocada em 『Noir』) e 「聖少女領域 / Seishojo Ryoiki」( uma música de abertura tocada em 『ローゼンメイデン・トロイメント / Rozen Maiden Traumend』), consiste em宝野アリカ / Takarano Arika e片倉三起也 / Katakura Mikiya. O que fazem de ALI PROJECT ser especial são as músicas neoclássicas e os looks que eles apresentam para mostrar seus conceitos.

――Diga-nos como você se sente participando do V-ROCK FESTIVAL, por favor.

Eu fiquei muito feliz na primeira vez que soube. A razão foi já que nós cantamos várias músicas de anime, as pessoas reconhecem ALI PROJECT como uma banda de músicas de anime, e também participamos principalmente de eventos de anime, que é uma boa coisa. Mas não achamos que ALI PROJECT seja uma banda assim, por isso que quando soube do convite para um evento de rock, me senti muito bem e feliz.

――ALI PROJECT é popular com músicas de anime, mas a música que você faz é rock, não é?

Sim, eu considero mais parecido com punk. Algumas pessoas disseram que não esperavam ver ALI PROJECT no V-ROCK, mas para mim não é estranho, é bem natural.

――Vocês acabaram de fazer um tour. Que tipo de apresentação vocês nos darão no V-ROCK?

O tour é mais sobre o álbum que lançamos, mas no V-ROCK eu acho que vocês podem esperar por um ALI PROJECT mais rock. Estamos pensando em performar músicas sombrias e novas roupas.

――Pode nos dizer sobre essas novas roupas?

Claro. Muito agressiva (risos). Haverá muitos vocalistas no V-ROCK, certo? Especialmente no dia da performance de ALI PROJECT, penso que a maioria seja homem, então eu quero  fazer a nossa apresentação magnífica e maravilhosa. As apresentações das bandas no V-ROCK são muito boas e incríveis. Desta vez, quero mostrar ALI PROJECT como eles.

――As fotos de ALI PROJECT são sempre vistosas e deslumbrantes. Como podem ser diferentes quando vocês estão se apresentando?

Elas são bem parecidas (risos). Quando nós participamos de eventos, somos desse jeito. Muito obscuros e parecidos com fantasmas… e por aí vai. Isso faz com que ALI PROJECT se pareça mais diferente do que os outros. Mas, o ponto é que nós pensamos meticulosamente no conceito da música e tiramos fotografias para mostrar a imagem dela. É por isso que mostramos o mais parecido que conseguimos nas nossas apresentações. As roupas são para as músicas em primeiro lugar.

――Para os que talvez a veja pela primeira vez no V-ROCK, você pode se auto-apresentar?

Claro. ALI PROJECT se tornou uma equipe no fim dos anos 80 quando a new-wave estava no auge. Eu gostava bastante desse tipo de música, então quis fazer parte, mas foi tarde demais por que ficou fora de moda. Eu estava um pouco atrasada. Então, mais músicas do tipo new-wave, quero dizer, o tipo de sintetizador de gravação dupla tornou-se popular. Então eu estava fazendo música parecida com Techno. Minhas letras foram inspiradas em寺山修司 / Terayama Shuji.

――ALI PROJECT sempre foi uma dupla?

Sim. Nós temos dois violinistas para a apresentação e tentamos alguns instrumentos de corda para a gravação, mas é basicamente só nós dois. Você sabe como uma banda pode ser chata quando há muitas pessoas (risos). Nós só queremos manter as coisas simples então fazemos umas exceções tendo outros violinistas e violoncelistas dependendo das músicas.

――Vocês gostaram de anime na primeira vez?

Na verdade não, mas isso aconteceu para ser assim. Na primeira vez, fomos convidados a fazer uma anisong relacionada ao mundo de ALI PROJECT. Inesperadamente, começamos a fazer várias anisongs. Isso é algo que como se você nunca se considerasse uma banda 100% de anisongs, estando no meio, você se torna uma. Então, eu acho que quero que ALI PROJECT faça coisas diferentes também e há muitas pessoas que ainda não nos conhece, mas para aqueles que gostam do V-ROCK, creio que deverão gostar de ALI PROJECT. (risos)

――Acho que você está certa!

Talvez eles não gostem de um vocal feminino…

――Acho que não. Talvez eles não gostem de uma garota bajuladora…

Eu odeio isso (esses tipos de garotas) também (risos)! Eu nunca bajulei então não me preocupo com isso. Quero dizer, se eles gostam das nossas músicas, então eles devem gostar de nós.

――Suas letras são únicas. Muito diferente também é o jeito que você as põe na música.

Nós tivemos muitas músicas de vocal rápido ultimamente. Talvez por que a melodia é feita primeiro, então nós colocamos as letras depois e aí a melodia muda. É assim que fazemos nossas letras e melodias, mas não cantamos músicas comuns. Creio que não seja fácil entender e não saber o que estamos cantando, mas se ouvir a música mais de uma vez e ler a letra também, tenho certeza de que encontrará um mundo diferente. É profundo. Acho que mesmice não funciona (risos).

――Todas essas coisas vêm à sua cabeça quando você escreve?

É claro que não! Demora 3, 4, 5 dias… normalmente. Eu me concentro e me foco. Por exemplo, há o tema do álbum e o universo dele fixados primeiramente, então eu começo a escrever palavras relacionadas a cada música e depois começo a escrever. Vamos dizer que o título do nosso último álbum foi 『Poison』, que quer dizer 毒(veneno), certo? Quando eu estava trabalhando nele, eu pensei primeiro em ópio, de veneno, então comecei a pensar em uma história dali. Isso pode ser uma palavra ou uma frase, mas o objetivo é que eu espere por uma historia. Como se fosse um conto.

――Deve demorar muito tempo para criar algo assim.

Sim, é bem difícil (risos).

――Mas você lança os seus trabalhos regularmente, não?

Sim. Nós lançamos alguns álbuns ano passado, e bastantes este ano também. Lançamos 3 singles relacionados a anime e haverá mais um sendo lançado no final do outono. E completando o espaço, um álbum original foi lançado o qual se chama 『Poison』, como eu disse antes. Ano passado lançamos um Best Album também. Como trabalhamos com diversas gravadoras, lançamos nossos trabalhos com as companhias que nos deixem ocupados com projetos.

――Este é um caso raro.

Nós mesmos produzimos e pedimos para que as companhias distribuam. Sei que isso não é uma coisa normal, mas nós gostamos assim (risos).

――Porque vocês fazem assim?

Não gosto que outros falem dos nossos trabalhos. Quando debutamos, em 1992 com uma gravadora, eles nos pediram para fazer “músicas mais fáceis” e “músicas mais comercializáveis” e isso não acabou bem. Eu só queria fazer o que eu queria fazer e por causa disso, agora somos livres para fazer o que quisermos.

――Um caminho ideal para um artista.

Mas quando é a respeito de um projeto de anisong, fazemos o que os outros querem. Tentamos saber a história, se o personagem principal é homem ou mulher e se há uma batalha ou não. Tentamos entrar neste mundo.

――E houve muitas batalhas?

Sim, mas não muitas histórias de amor (risos). 『ローゼンメイデン・トロイメント / Rozen Maiden Traumend』foi sobre uma boneca antiga e batalhas, mas foi do tipo “goth-lolita” então foi fácil criar.

――Você gosta de goth-lolitas, certo?

Estivemos fazendo tantas coisas que temos algumas características. Para a Goth&Lolita Bible, sempre me visto como goth-lolita.

――Esta é sua primeira vez no V-ROCK FESTIVAL. Parece que há alguns planos para fazer o festival mais divertido do que os outros palcos. Você tem alguma idéia?

Um café para que as pessoas possam descansar? Seria engraçado se tivesse um café de goth-lolitas. Presumo que haverá muitas garotas vestidas de goth-lolita. E se eu estivesse indo a uma apresentação, gostaria de ir a uma loja de CD’s. Talvez gostaria de comprá-los depois do show.

 

//Fonte: musicJAPANplus
//Traduzido para o Português por: Monochrome World
Dê os devidos créditos! 
Um pensamento sobre “Entrevista V-ROCK FESTIVAL

  1. Bela entrevista, ela e Mikiya amam oq fazem, por isso amo muito essa banda xD.Parabés pela tradução.

Deixe um comentário

